segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bolo Chiffon de Limão

Já disse que adoro tudo o que leva limão?! Sou apaixonada pelo seu sabor amargo e refrescante... Seja nas saladas, no chá, nos grelhados ou nas sobremesas, para mim, a sua presença é fundamental.



Fiz este bolo para o pequeno almoço, um bolo muito fofo e agradável, com um sabor suave a limão. Perfeito para começar o dia, acompanhado por um copo de leite fresco ou por uma chávena de café.

Queria um bolo simples, por isso não o recheei. No entanto a receita original sugeria recheá-lo com Lemon Curd e cobrir com chantilly. Aumentei também um pouco da quantidade de limão utilizada.



A receita deste bolo foi adaptada do livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne, do qual já tinha falado (curiosamente num post sobre outro bolo chiffon). Adoro o livro, recomendo vivamente, já experimentei várias receitas e todas elas resultaram lindamente.

Bolo Chiffon de Limão
Receita Adaptada do Livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne
Ingredientes:
4 ovos grandes
3 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de raspa de limão
2 colheres de sopa de sumo de limão acabado espremer
50 ml de água
170g de açucar
200g de farinha
½ colher de chá de cremor tártaro
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 200°C. Forrar o fundo de uma forma redonda (20cm) com papel vegetal (não é necessário untar a forma).

Misturar as gemas, o óleo, com a água, com o sumo e a raspa de limão.

Peneirar a farinha com o fermento com metade do açúcar e o sal. Abrir um buraco no meio e adicionar a mistura das gemas. Misturar bem.

Juntar às claras o cremor tártaro. Bater as claras em castelo, quando estas começarem a espessar juntar o restante açúcar.

Envolver suavemente 1/3 as claras na massa, posteriormente envolver as restantes.

Colocar a massa na forma previamente preparada e levar ao forno. Pode ser necessário tapar o bolo com uma folha de alumínio.

Quando o bolo ficar cozido (teste do palito no centro do bolo) retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar.

Com a ajuda de uma faca, soltar a parte lateral do bolo e desenformar. Com cuidado retirar o papel vegetal. Polvilhar com açúcar.

23 comentários:

  1. que bolo mais lindo.. ficou bem alto e com cara de mto fofinho! Gostei mto da receita!

    bjo, Glau

    ResponderEliminar
  2. Dá para ver a fofura! Tão soft, com o sabor discreto do limão...é de suspirar! Apresentação mimosa, como sempre!

    ResponderEliminar
  3. Ficou delicioso! com um ar bem fofinho como o chiffon deve ter! Amei a simplicidade... Para mim estava perfeito assim, sem cobertura nem recheio! Espectacular!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. NHAMI... Q belo bolinho pr o lanche...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delícia, também adoro tudo com limão.

    ResponderEliminar
  6. também adoro tudo que seja com limão !portanto este bolo está aprovado e fica na lista de afazeres.

    bjka e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Um bolo delicioso,~gosto muito do sabor a limão e este é bem simples e de certeza deliciosa
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Que foto linda!
    O bolo tem aspecto ser bem fofinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Este bolo tem um aspecto delicioso, eu comia já já uma fatia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Adoro bolos cítricos. São deliciosos!
    As massas para Bolos Chiffon são ótimas, pq não ressecam.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  11. Andréia,Com certeza receita anotadíssima!!
    Bjs
    Valéria
    Papos de Anjo

    ResponderEliminar
  12. Tem muito bom aspecto! Vou experimentar...

    Tem umas mãos abençoadas menina!

    Devo dizer que já experimentei o bolo de amoras silvestres, o bolo fresco de coco e a tarte queijada...todos muito mas muito bons!! Recomendo!

    Beijinhos, Leila

    ResponderEliminar
  13. hum ja vi que esse livro so tem delicaias. e cada uma melhorq ue a outra,. eu tambem gosto desta versao sem recehio sem cobertura eta delicioso e bem amis light.
    bijinhos

    ResponderEliminar
  14. A fofura deste bolo atravessa a foto! Deve ser delicioso! Vou copiar!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Olá,sou uma seguidora e apesar de nunca ter comentado,amo os bolos que fazes aqui e as apresentações são lindas.Mas queria perguntar-te se alguma vez trocaste o óleo por leite?É que não gosto de usar óleo quando faço bolos,mas como gostei deste,queria saber se há outra opção.Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Obrigada a todas pelos comentários.

    Kuka:

    Fico contente em saber que gostas das receitas aqui do Baunilha e Caramelo.

    Devo confessar, que óleo também é um ingrediente que não gosto muito de utilizar nas receitas, porque acho que o seu sabor acaba-se por notar na receita final. No entanto quer neste bolo, quer no bolo Chiffon de Cappuccino as quantidades utilizadas são mínimas e não há qualquer vestígio dele depois de cozido.

    Acho que se substituires o óleo por leite, o resultado final vai sofrer um pouco e o bolo vai ficar seco. Recentemente voltei a fazer o bolo de limão e na altura não tinha óleo em casa, então substitui pela mesma quantidade, mas de manteiga derretida, ficou também bom, mas não tão fofo e leve como o original. (Também aumentei a quantidade de sumo de limão um pouco ...)

    Espero ter ajudado e fizeres o bolo, conta-me como correu.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Os meus bolos normalmente ficam altos ao meio, logo não ficam assim bonitos. Que poderei estar a fazer mal?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  18. Peço desculpa pela demora na resposta…

    Quando os bolos ficam mais altos no centro deve-se a cozerem primeiro lateralmente e só depois no centro. Acho (não sou uma especialista… :-) ) que se deve ou ao forno estar demasiado quente ou à distribuição de calor no forno não ser homogénea.

    Já experimentou tapar os bolos com uma folha de alumínio? Ao fim de estarem algum tempo no forno, (quando começam a cozer por cima..) costumo tapa-los para crescerem de forma homogénea, quando estiverem quase cozidos retiro a folha de alumínio e deixo-os tomar cor…

    Espero ter ajudado
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  19. Andreia, obrigado pelas dicas.
    Vou experimentar e depois relato aqui o resultado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde,

    Adorei a receita e já testei a receita e posso dizer que correu lindamente apesar da minha inexperiência com bolos, gostaria só de uma ajuda na cozedura, debati-me com as temperaturas pois achei que com 200° o bolo estaria a tostar a parte cima muito rapidamente e por causa disso abri p bolo diversas vezes para me certificar que não queimava e cheguei mesmo a por o papel alumínio e a baixar a temperatura para os 180°. Podia me ajudar quanto a cozedura ?quanto tempo em media demora a cozer e qual a temperatura ideal para cozer o bolo?

    Muito obrigada e adorei todos os bolinhos, nota-se a dedicação e empenho em cada um deles e alguns parecem mesmo saído de uma revista de culinária sofisticada.

    Patricia R.

    ResponderEliminar
  21. Olá Patricia,
    Obrigada pelo seu comentário. Fico contente por saber que gosta do Baunilha e que o bolo ficou aprovado.

    O tempo do bolo do bolo no forno vai depender de forno para forno. Para os bolos pre-aqueço o forno a +/-190º e quando coloco o bolo no forno reduzo ligeiramente para 180º.

    Utilizo sempre uma folha de alumínio para prevenir que os bolos queimem, não a coloco logo no início apenas quando eles já ganharam a cor que pretendo e para evitar que queimem.

    Espero ter ajudado.
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar