sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bolo de Tâmaras e Nozes

Apesar o Outono ter chegado em Setembro, aqui por Lisboa, só agora é que começou a dar os primeiros sinais. Os dias têm estado cinzentos e chuvosos e começa a apetecer aqueles bolos típicos de Outono. Bolos mais densos, com frutos secos, que combinam na perfeição com uma chávena de chá quente.

Adoro frutos secos, desde amêndoas às avelãs passando pelos alperces e sem esquecer as tâmaras… e consequentemente adoro a sua presença nos bolos, tornando-os mais ricos em sabor e em textura.


Gostei muito deste bolo, cheio sabor e muito fofinho. Adicionei uma mão cheia de nozes à receita original, o que a tornou ainda mais deliciosa. A receita original sugeria um molho de caramelo para regar o bolo, que obtei não fazer, pois achei o bolo perfeito só assim.

Conservou-se bem durante vários dias sem perder as características iniciais, até acho que no segundo dia estava ainda melhor...


Bolo de Tâmaras e Nozes
Receita adaptada de Sticky Date Cake With Caramel Sauce

Ingredientes:
250g de tâmaras (já sem o caroço)
300ml de água a ferver
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
120g de manteiga (à temperatura ambiente)
180g de açúcar amarelo
1+1/2 colher de chá de açúcar baunilhado
2 ovos (à temperatura ambiente)
70g de nozes
280g de farinha
1 colher de chá de fermento

Cortar as tâmaras em pedacinhos pequenos. Colocar as tâmaras num recipiente, juntar o bicarbonato de sódio e a água a ferver. Misturar e deixar arrefecer completamente.

Pre-aquecer o forno a 190º. Forrar um tabuleiro de 30x20 cm com papel vegetal, untado com manteiga e polvilhado com farinha.

Peneirar a farinha com o fermento .

Bater o açúcar amarelo com o açúcar baunilhado e com a manteiga, até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Alternadamente adicionar a farinha e a mistura das tâmaras (já à temperatura ambiente), com ajuda de uma colher de pau, misturar bem. Por fim adicione as nozes partidas aos pedacinhos, envolva até ficarem distribuidas homogeneamente.

Deitar a massa na forma anteriormente preparada. Levar ao forno até estar cozido (teste palito no centro do bolo, este deve sair limpo e seco). Retirar do forno e desenformar, retirar com cuidado o papel vegetal e deixar arrefecer.

Depois de frio cortar em quadrados, se desejar polvilhar com açúcar em pó.

27 comentários:

  1. Que delícia de aspecto!
    Realmente já apetece um bolinho assim com uma bela chávena de chá a acompanhar!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Que bolo lindo!! Adorei a receita e as fotos!

    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Lindíssimos esses pedaços de bolo. Amo tâmaras e esta receita parece ótima. estou começando meu blog agora e é bom ter amigos inspirados assim. Já te adicionei lá. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blog, já coloquei seu blog nos meus favoritos, assim posso acompanhar suas novas postagens, até a próxima. Aguardo sua visitinha!

    ResponderEliminar
  5. Vou ter que experimentar esse bolo, vai já pro arquivo.
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  6. Tb adoro estes bolos outonais. O outono é tudo de bom!
    Não me recordo de já haver provado tamaras, por incrível que pareça, mas suponho que sejam deliciosas.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  7. Boa ideia..tenho em casa tâmaras e não sabia o que fazer com elas.Agora já sei, vou fazer este bolinho que parece ser delicíoso.
    bjs docinhos
    tesouros da irene

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto excelente! Adorei! bjinho

    ResponderEliminar
  9. Hummmm,adorei o bolo, parece bem fofinho e úmido!!!

    Bjs... Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  10. Andreia, gostei muito dos ingredientes.
    Sou como tu, tb adoro frutos secos. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Com essa combinação de ingredientes só pode ser delicioso :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Só de ver apetece comer, adoro bolos com frutos secos, nunca comi um bolo com tamaras, mas tenho de experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. eu sou como tu andreia.
    gosto muito de bolos com frutos secos.
    adorei esta combanaçao
    e as tuas fotos deixam-me sempre a babar:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Mas que bolo fantástico!!!!
    Com um chazinho a acompanhar fica perfeito!!!!

    Bjs :)

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro o seu blog... as fotografias são simplesmente lindas.

    Parabéns

    ana

    ResponderEliminar
  16. Não sei se me está a escapar mas já olhei várias vezes para a receita e não vi o nº de ovos... Parabéns pelas receitas deliciosas!

    ResponderEliminar
  17. Obrigada a todos os que deixaram comentários. :-)

    Sn.freitas:
    Tinha toda a razão faltava o número de ovos. Leio sempre várias vezes as receitas, mas às vezes simplesmente escapa Já está corrigido :-)

    Muito Obrigada
    Andreia

    ResponderEliminar
  18. Andreia,
    Que aspecto saboroso tem esse bolo!
    E que blog bonito! Voltarei depois para esmiuçar essas páginas (me deliciar!).
    bjo.

    ResponderEliminar
  19. Que optimo aspecto!!!
    Adoro as tuas fotografias!
    Parabens!
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Este também passou a estar na minha "to do list", adoro este tipo de bolos.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  21. Olá,
    No outro dia fiz esta receita (que diga-se de passagem é muito boa), mas a meio deparei-me com um problema: "Junte os ovos" mas quantos?
    Como já tinha tudo preparado arrisquei nos 4 e a coisa não saiu mal, mas gostava de saber realmente qualtois ovos leva a receita, s.f.f

    ResponderEliminar
  22. Mais uma vez, obrigada pelos comentários :-)

    Quanto ao número de ovos, inicialmente eu tinha-me esquecido de colocar. Até que a Sn.freitas, chamou-me à atenção desse aspecto e já se encontra corrigido.

    Peço mais uma vez desculpas pelo lapso. Fico contente em saber que gostou da receita apesar do percalço do ovos :-) .

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  23. Tâmaras e nozes combinam muito bem. Essa receita deve ser maravilhosa. Sem dúvida está na minha lista.
    Apenas uma dúvida: Qual a finalidade de colocar as tâmaras com bicarbonato na água fervente?

    ResponderEliminar
  24. Paulo Rt:

    Peço desculpa pela demora na resposta, mas o tempo não tem sido muito.

    Para ser sincera, não sei o motivo exacto, mas quase todos os bolos que levam tamâras pedem para colocar de molho em água a ferver e bicarbonato de sódio.

    Calculo que seja para as tormar mais macias, uma vez que na massa elas ficam praticamente desfeitas.

    Lamento não ter ajudado mais.
    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  25. Olá! Já tinha passado por aqui e prometido que o meu próximo bolo seria um de ananás maravilhoso, mas com esta tempestade de chuva e frio voltei-me para uma coisa mais quentinha! Acabei de tirar este bolo do forno e, como adoro bolos quentes, já comi 3 fatias... Bem bom e super fácil de fazer! Substituí as tâmaras por ameixas, que era o que havia na despensa e a receita já passou para o meu caderninho das preferidas! Na preparação, só não referes as nozes, mas também não é nada preocupante, eu coloquei-as no fim!
    O bolo acompanhou muito bem com o chá quentinho e o tempo frio!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  26. Sininho:
    Ainda bem que gostaste do bolinho :-)

    Tens toda a razão, esqueci-me das nozes (já corrigi...). Quando escrevi a receita estava mesmo com a cabeça na lua,esqueci-me dos ovos e das nozes!

    Obrigada pela dica,
    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar