sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bolo de Cereja e Canela

Tal como disse anteriormente, o clafoutis era apenas o começo… Por isso se tiver uma taça de cerejas a precisar de destino, eu tenho outra sugestão: Bolo de Cereja e Canela.


Este bolo é verdadeiramente encantador. É daqueles bolos, que enquanto estão no forno inundam toda a casa com o seu aroma… Um leve e adocicado aroma de bolo fresco, com um toque de canela. Delicioso …

A combinação de sabores e texturas neste bolo é muito agradável… A sua massa fofinha com cerejas, contrasta com a cobertura crocante de canela com amêndoa torrada. Acho que vale a pena não contar as calorias por uns segundos e aproveitar o momento! :-)


Queria agradecer a todos os que deixaram comentários e que escreveram e-mails… Já disse um milhão de vezes, mas volto a dizer novamente, deixam-me muito feliz. Gosto muito de saber o que acham. Muito obrigada a todos :-)


Bolo de Cereja e Canela
Receita Adaptada do blog Mowielicious
Ingredientes :
150g de manteiga magra (à temperatura ambiente)
320g de açúcar
2 colheres de chá açúcar baunilhado
4 Ovos
320g de farinha
2 colheres de chá fermento
100ml leite
1 + 1/2 colher de chá de açucar
500g Cerejas

Cobertura:
150g de farinha
90g de manteiga fria
70g de açúcar
1 colher de chá de Canela
70g de amêndoa laminada

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Forrar um tabuleiro de 35x25 cm* com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado com farinha.

Descaroçar as cerejas (existe um utensílio próprio para esta tarefa, pode ser encontrado nas grandes superfícies). Cortar cada cereja em 4 partes e reservar.

Peneirar a farinha com o fermento.

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar os ovos um a um batendo bem entre as adições. Misturar a farinha e o fermento, apenas até ficaram incorporados. Juntar o leite e misturar até ficar homogéneo.

Cobertura :
Cortar a manteiga em pedacinhos pequenos e junta-la aos restantes ingredientes da cobertura. Com os dedos esfarelar até ficar como areia grossa e tudo ficar bem misturado (os pedacinhos de manteiga devem ficar totalmente desfeitos) .

Colocar a massa, na forma previamente preparada e dispor por cima as cerejas. Polvilhar com 1 + 1/2 colher de chá de açúcar. Cobrir as cerejas com a cobertura e com a amêndoa laminada.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo).

* Esta receita, dá um bolo grandinho, como era para poucas pessoas (apenas 4 gulosos) fiz metade da receita num tabuleiro de (20 por 22 cm).

22 comentários:

  1. bem adoro cerejas mas

    nunca fiz nenhum bolo com elas
    mas fiqui cheia de vontade:-)
    nao tnho tabuleiros tao pequenos vou improvisar porque acho que nao resito a esta recita sem provar
    beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso do destino que deste às cerejas!
    Uma óptima sugestão e fotos de deixar água na boca!

    ResponderEliminar
  3. Outra delicia de fazer "água na boca"!!!
    Adorei!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Querida, quanto capricho!
    O bolo ficou lindo! :)

    Bjoca

    ResponderEliminar
  5. Uma combinação surpreendente que irei experimentar e que já sei à partida que me irá deliciar! Belíssimas fotos!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ola! Ainda ontem apontei os ingredientes do clafoutis e hoje aparece este miminho...bem esta semana vai ser muito doce! Adoro as suas receitas! E a confirmação vem qdo dou uma dentada em cada uma das suas receitas!

    ResponderEliminar
  7. Uma delicia e muito boa apresentação! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. AQUI SÓ ENCONTRO CEREJAS EM VIDROS DE CONSERVA NUNCA ESSAS FRESQUINHAS!
    ACHO LINDAS AS CEREJAS!
    SEU BOLO ESTÁ MUITO LINDO!

    ResponderEliminar
  9. Que bolo delicioso..as tuas fotos são mesmo tentadoras
    parabéns

    ResponderEliminar
  10. Me encanta la receta y me viene genial para la avalancha de cerezas que se nos viene encima. Me voy a poner morada...

    Besos.

    ResponderEliminar
  11. Como sempre dás-nos sugestões absolutamente deliciosas! Vir aqui faz bem à alma!

    ResponderEliminar
  12. maravilhoso!!!!

    se uasr manteiga comum, ponho a 1/2?

    obrigada!!

    ResponderEliminar
  13. Fiquei encantada..aliás como sempre....lollll
    Deve ser uma delicia, estou com águas na boca só de ver as fotos, k estão com uma qualidade brutal, e com uma perspectiva única, essas fotos são mesmo de profissional, parabéns!!!!

    jinhossssssssssssss

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todos pelos comentários :-)

    Grazi,
    Se vir a receita original, vai reparar que leva bastante manteiga sem ser magra.

    Eu adaptei a receita pois achei a quantidade exagerada e utilizei manteiga magra. No entanto, acho que reduzir para metada a quantidade de manteiga é um pouco arriscado, porque vai alterar a consistência do bolo. Se quiser utilizar manteiga normal, coloque pelo menos 110g de manteiga, acho que com essa quantidade vai obter resultados semelhantes aos meus.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  15. Que delícia de bolo!!!
    Lindíssimo e pelo jeito super delicioso...

    Bjos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. é impossivel ficar indiferente a este teu espaço! muitos parabéns! adoro passar por aqui! you make my day
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Andreia,

    Quando passamos por aqui, ganhamos o dia, ficamos refrescadas, com a beleza das fotos e das magnificas sobremesas.

    Parece tão real, que por vezes dou por mim, a cheirar o ar como quem procura o cheiro de bolo quente.....enfim maluquices ehehe

    Nunca experimentei bolos com cerejas naturais. Uma boa receita para começar.

    Beijinhos

    Alda
    www.talismaacessorios.wordpress.com

    ResponderEliminar
  18. Ficou lindo e com uma apresentação 5****!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Suas delicias tem sempre uma cara de tão gostosa.

    ResponderEliminar
  20. Parabens!!! Fiquei encantada com as fotografias, receitas apresentação... tudo é delicioso!

    ResponderEliminar
  21. Outra receita que me deixou com água na boca! Hummmmm...

    ResponderEliminar