segunda-feira, 14 de março de 2011

Semifrio de Morango

Possivelmente os morangos são a minha fruta preferida, para além do sabor, adoro o seu aroma e as suas cores… Claro está que quando os vi à venda, nem tentei resistir… comprei um saco cheio deles!


Já coloquei aqui no Baunilha várias receitas com morangos: cheesecakes, tartes, tartelettes, mousses e bolos… E hoje, aqui fica mais uma: um Semifrio de Morango.

Uma receita simples, agradável e fresca.


Semifrio de Morango
Ingredientes
:
+/- 200g de ladyfingers

Xarope:
50ml de água
20g de açúcar
1 colher de sopa de rum

Creme de Morango:
350g de morangos maduros
1,5dl de leite condensado
5 folhas de gelatina incolor
2 iogurtes naturais (2x120g)
2 dl de natas *
2 colheres de sopa de sumo limão

Morangos qb.

Preparação:
Forrar com película aderente uma forma de bolo inglês de por 26 x 10cm.

Xarope:
Levar ao lume a água e o açúcar. Quando o açúcar ficar totalmente dissolvido, retirar do lume e adicionar o rum. Deixar arrefecer.

Creme de Morangos:
Triturar os morangos e juntar-lhes 1 colher de sopa de sumo de limão. Passar os morangos triturados por um passador de rede fina, para descartar todas as partes sólidas e sementinhas restantes.

Misturar os iogurtes, o leite condensando e os morangos triturados até obter uma mistura uniforme.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante alguns minutos. Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em água quente. Deixar arrefecer um pouco antes de utilizar.

Juntar à gelatina uma colher de sopa da mistura dos iogurtes e dissolver bem (ajuda utilizar uma vara de arames). Posteriormente juntar a gelatina à mistura dos iogurtes e misturar tudo muito bem.

Bater as natas com 1 colher de sopa de sumo limão até ficarem bem firmes e envolve-las suavemente na mistura dos iogurtes.

Cortar as pontas (mais ou menos 1 cm de cada lado) aos palitos, de forma a estes ficarem mais pequenos do que a largura da forma. Reservar as pontas cortadas.

Colocar um terço do creme de morangos na forma anteriormente preparada. Humedecer metade dos palitos no xarope (pretende-se que fiquem húmidos, não a desfazerem-se) e dispô-los por cima do creme.

Colocar mais um 1/3 do creme na forma, humedecer e dispor por cima do creme os restantes palitos. Finalmente colocar na forma o restante creme de morango. Humedecer as pontas dos palitos reservadas e fazer uma última camada com elas.

Levar ao frigorífico até solidificar (de preferência de um dia para o outro).

Na altura de servir, desenformar para um prato, retirar a película aderente e decorar com morangos frescos.


Para um sabor a morango mais predominante, em vez de decorar com morangos frescos, prepare uma cobertura de morango .

*Para conseguir bater as natas bem firmes, colocar 20 a 30 minutos no congelador antes de as utilizar.


41 comentários:

  1. Fantástica.
    Tem um aspecto muito delicoso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Também sou louca por morangos, aliás qualquer fruta vermelha me apetece...
    A sua receita ficou perfeita!!!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderEliminar
  3. Que delicia de sobremesa.Ficou maravilhoso.
    beijo

    ResponderEliminar
  4. Tão simples, e com um aspecto desses só pode ter ficado bom.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Minha querida amiga até salivei, estou a babar o teclado todo e a lamber o monitor, como tu sou fã dos morangos e este semifrio é mesmo de fazer crescer água na boca.
    Uma perfeição esta tua receita como todas as outras que já aqui apresentaste.
    Beijinhos e bom inicio de semana

    ResponderEliminar
  6. Hmm que delicia, acho que vou experimentar mas com amoras ;)

    ResponderEliminar
  7. quando começam a aparecer os morangos passo o meu tempo a fazer algo com eles, aqui está mais uma ideia que me parece deliciosa =)

    ResponderEliminar
  8. Como sempre perfeito lindo lindo que ficou,bjokinhass

    ResponderEliminar
  9. Andreia,
    este semifrio ficou mesmo a chamar por mim, e o sabor deve ser bem delicioso! para mim tambem nao ha melhor fruta que os morangos, por mim comia-os o ano inteiro :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Passo a vida a comprar morangos, estão sempre a ralhar comigo.
    No outro dia comprei, lavei e congelei... era um cheirinho quando abria a porta do congelador, ummm, coisa boa!!!

    Bjinhos,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  11. mamamia ficou mesmo huau maravilhoso gostei beijinhos

    ResponderEliminar
  12. hum... ai o meu apetite.. e eu que tambem adoro moranguinhos:)
    bjus
    cila

    ResponderEliminar
  13. Perfeita esta sobremesa!E a receita está muito bem explicada. Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. EU TAMBÉM ADORO MORANGOS, E FAZEM-SE UMAS SOBREMESAS TÃO DELICIOSAS E LINDAS.
    A TEU SEMIFRIO FICOU 5 *
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Bom demais!
    Tb amo morangos, são minha fruta favorita!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  16. tambien es mi fruta favorita, en ucanto salen las primeras fresas me permito el lujo de comprarlas por caras que sean, ultimamente no estan muy buenas sin azucar por las lluvias, pero en este postre, tienen una pinta de pecado!tengo que probarlo!besotess

    ResponderEliminar
  17. Maravilha de sobremesa Andreia!! senão estivessem os morangos tão caros já me habilitaria, bjs

    ResponderEliminar
  18. Morango também é minha fruta favorita! Fiquei babando na tela com sua sobremesa...
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Confesso que à primeira vista achei que esta receita não me fosse agradar. Pensei que levasse ovos, e aí eu torço logo o nariz! Mas afinal não.
    Hoje fiz os pastéis de massa filo com maçã e canela. Estavam muito bons! (por falar nisso, vou ali comer um)

    ResponderEliminar
  20. Esta sobremesa tem, como sempre, um aspecto delicioso. Mais uma iguaria a experimentar. ;-)
    Sandra

    ResponderEliminar
  21. Cheirou-me aqui a Primavera??? Estes morangos animam qualquer um, adorei a sobremesa!! Combinação perfeita!! Beijos

    ResponderEliminar
  22. Olá Andreia,
    sou a Rute do PublicarParaPartilhar. Não me vou demorar muito porque para quem está na organização da Blogagem Colectiva Fases da Vida, hoje vai ser um dia MUITO cheio, MUITO trabalhoso. Mas espero voltar outro dia.
    Agradeço-te desde já o comentário, as simpáticas palavras carregadas de carinho.
    Venho dizer-te que és muito bem vinda à nossa colectiva, deixo o convite, para ainda hoje participares na 1ªfase - Nascimento, ou se quiseres, podes participar até amanhã, só tens de alterar a data do teu post de 16 para 15 (uma batota pequenina).
    Mil beijinhos e até mais.
    Hei-de voltar, prometo.
    Rute

    ResponderEliminar
  23. Que delícia de receita !

    Passei aqui pela primeira vez e já estou te seguindo, adorei o blog!

    Beijos

    http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. eu adpro morangos mas sou amis pleos morangos ao natural.
    assim muitas vez enjoo manias:-)
    mas esta um belo semifrio
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Perfeitooooooooooooo!
    Nem quero ficar olhando, para não babar!

    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Sempre divinal! Dá cvontade de ir para casa e fazer um!

    Beijinhos
    http://bijubijusecondhand.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Uauu, está divinal...também adoro morangos, sou como tu, nem tento resistir!!!

    Já está na lista de receitas a fazer...maravilha!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Uma deliciosa tentação de morangos à qual não consigo resistir :)
    Ficou lindíssimo!

    ResponderEliminar
  29. tenho vindo a acompanhar o blog desde ha umas semanas para ca...Eu tambem sou uma fa de cozinhar doces mas Baunilha...tu es uma profissional! Sai sempre tudo assim tao bem? Tenho que aprender com as tuas receitas principalmente no que toca a apresentacao (desculpa nao tenho acentos).
    Continua! E se abrisses uma pastelaria, terias muito sucesso!

    ResponderEliminar
  30. Deu água na boca...q delicia!! bjs

    ResponderEliminar
  31. Adoro semi frios e morangos, parece-me uma combinação perfeita. Vou registar esta receita. Bjs

    ResponderEliminar
  32. Obrigada a todos os que deixaram comentários :-)

    Querida Inês,
    Nem sempre as minhas receitas saem bem e perfeitas :-) Tenho dias em que nada corre bem e que nem adianta insistir…

    Apenas coloco no Baunilha, receitas que correram bem e das quais eu gostei.
    No meus planos para o futuro não está abrir uma pastelaria, mas nunca se sabe o rumo que a vida pode tomar... :-)


    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  33. Uma verdadeira tentação, esta sobremesa! Ainda por cima com um dos meus frutos preferidos, morangos!

    ResponderEliminar
  34. Acabei de postar uma receita de semifreddo de mel, mas a minha receita é totalmente diferente da sua.
    Irei tentar fazer qualquer dia a sua hehe

    Grande beijo
    http://prendadagarota.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Esse cheesecake está de gritos!!! E tão fácil que ele é... adorei!

    bejinhos

    ResponderEliminar
  36. Que delicia de receita! Moro num lugar onde não acho nata, tem como substituir?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  37. Mais uma vez obrigada pelos comentários :-)

    Dea,
    Nata corresponde a creme de leite fresco :-) Substituir este ingrediente vai alterar muito a receita, por isso não recomendo. Pode no entanto substituir a quantidade, aumentado a quantidade dos iogurtes e diminuindo a quantidade das natas.

    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  38. Andreia, obrigada pela resposta ao mail! Repeti o doce: semifrio de morango duas vezes em menos de uma semana. A história aqui http://arainhasanta.blogspot.com/2011/04/embora-nao-faca-posts-culinarios-eu.html.

    ResponderEliminar
  39. Eu também adoro morangos! Além de deliciosos são lidos! E esta receita parece ótima!

    Beijinhos

    (ps: em julho visitarei Lisboa novamente! Serão apenas 2 dias, certamente corridos, mas quem sabe dessa vez nos encontramos!)

    ResponderEliminar