quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bolo de Amêndoa e Frutos Silvestres

Existem pequenos rituais que me deixam feliz... o pequeno-almoço é um deles. Adoro sentar-me com uma chávena de café quente e folhear rapidamente um livro de culinária (antes de dormir faço o mesmo... ).

Para acompanhar o meu café: uma torrada, fruta ou bolo. São aproximadamente 15 minutos que fazem o meu dia começar bem... 15 minutos em que esqueço as preocupações e tudo aquilo que tenho para fazer. :-)



Este bolo é perfeito para acompanhar uma chávena de café ou chá. Depois de muitas tentativas com bolos de frutos silvestres, consegui a receita que me enche as medidas. :-)

Um bolo de sabor e textura suave. As amêndoas e os frutos silvestres combinam na perfeição e a presença subtil da canela torna-o irresistível!

Bolo de Amêndoa e Frutos Silvestres
Ingredientes:
2 ovos
80g manteiga (temperatura ambiente)
110g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
150g de farinha
1 colher de chá fermento
110g de amêndoa moída sem casca
3 colheres de sopa de whisky
150g de framboesas
100g de mirtilos

Polvilhar:
1 colher de sopa de açúcar
1/3 colher de chá de canela

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma de 22 cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado com manteiga.

Peneirar a farinha com o fermento.

Bater a manteiga com o açúcar e o açucar baunilhado, até obter um creme fofo. Juntar os ovos um a um, bater bem. Aos pouco juntar a farinha e as amêndoas, bater até ficar misturado. Posteriormente, juntar o whisky e bater até ficar homogéneo.

Colocar a massa na forma previamente preparada, alisar a superfície e dispor as framboesas e os mirtilos. Polvilhar com o açúcar e a canela.

Levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo). Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.

Depois de frio polvilhar com açúcar em pó.

25 comentários:

  1. Tem um grande bom aspecto! Sou super fã de coisas feitas com frutos silvestres!

    ResponderEliminar
  2. Andreia, querida!!!

    Queria meu café da manhã (pequeno almoço) assim!!!

    Estou com água na boca! O meu pesar é que por aqui só encontramos estas frutas congeladas e com um preço nada convidativo...

    Eu julho visitarei mais uma vez lisboa e espero me deliciar com um poco disto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bolo fantástico. Quem me dera ter esses 15 minutos para o peq. almoço.

    ResponderEliminar
  4. Que delícia.
    Ficou lindo, deve ser maravilhoso.
    Quanto ao pequeno-almoço, eu todos os dias antes de me deitar penso, amanhã tomo o pequeno-almoço sentada à mesa e só depois saio para o trabalho... mas nunca acontece... acabo por só conseguir colocar o pequeno-almoço num saco e comê-lo no escritório.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito bom Andreia este bolinho, levo a receita :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. EU TAMBÉM GOSTO DE TOMAR O PEQUENO ALMOÇO COM CALMA, O MEU RESUME-SE A UMA TAÇA DE CEREAIS E UM CAFÉ MAS GOSTO DE SABOREAR.
    E POR FALAR EM SABOREAR ,ESSE BOLO TAMBÉM VINHA A CALHAR, FICOU LINDO E DEVE SER TÃO BOMMMMM...
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Que coisa linda!!!! Beijinhos. Levo a receita comigo :))))

    ResponderEliminar
  8. Eu também faço o mesmo, ao fim de semana enquanto tomo pequeno almoço vou folheando um livro de culinária.Como normalmente cereais, mas olha que não conseguia resistir a uma fatia desse bolo. :)

    ResponderEliminar
  9. Sono d'accordo : io senza colazione non posso cominciare la giornata!!é stupenda questa torta!!!

    ResponderEliminar
  10. Está fantástico!! o teu hábito é o meu tb, só que agora como estou de dieta evito folhear as revistas pois apetece acabar logo com tudo!!! ;)

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Um ritual delicioso e um momento relaxante e com a companhia de uma fatia desse bolo hummm perfeito...

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  12. Tb sou dos rituais e para mim o café da manhã é tudo! Adoro!
    Destesto fazer refeições na correria, é um stress...
    Adorei o bolo. Ficou mesmo muito apetitoso!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  13. parabéns pela qualidade das receitas e pela excelente apresentação fotográfica das mesmas...se residisse em Lisboa, por certo iria "me convidar" para lhe conhecer pessoalmente e externar minha sincera admiração !!!...
    Luiz Roberto, Teresopolis, Rio de Janeiro.

    ResponderEliminar
  14. mmmh gosto muito deste bolo e tambem da foto....parabens

    ResponderEliminar
  15. Olá...
    Adorei a sua receita...tal como todas as outras que vai postando e das quais me vou deliciando...primeiro com os olhos e depois lá me aventuro e experimento....
    Obrigada pela partilha.
    Acho que esta é definitivamente, para mim, comida que conforta a alma e repõe energias.
    Obrigada, uma vez mais.
    Cristina (Aveiro)

    ResponderEliminar
  16. Oi Andreia, vim conhecer o seu cantinho e adorei esse bolo de amendoas e tantas outra receitas!
    Vou voltar muitas vezes.
    Se você quiser me faz uma visitinha...será bem vinda!
    Beijos
    Ivani

    http://docesmomentos-ivani.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Como escolher entre este bolo e o anterior? :)

    ResponderEliminar
  18. Este también riquísimo... como todo loq ue haces1 Volveré por aquí a ver que haces...

    ResponderEliminar
  19. Andreia, partilho os teus rituais. Também me sabe bem tomar um pequeno almoço sem pressas. Infelizmente, só ao fim de semana me posso dar a esse luxo. Este bolo está fantástico. Parabéns!

    ResponderEliminar
  20. Parece-me que vou experimentar...a combinação está perfeita.

    ResponderEliminar
  21. Também partilho dessa paixão, já confessada no LB, de folhear livros de cozinha ao pequeno-almoço (que são também os meus livros de cabeceira).
    Pena é que só o possa fazer ao fds e mesmo assim, com duas pestinhas por perto, não é fácil
    ;-)
    Este bolo com aspecto de clafoutis está bem tentador, como aliás todas as receitas que vejo por aqui.
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  22. Oiii, passei só pra dizer que adorei o blog, continue assim! Passe lá na minha cozinha para tomar um chá! Beiiijos!

    ResponderEliminar
  23. Olá, Andreia!
    Gostei imenso do blog. E já sou seguidora. Este bolo deve ser realmente bom! Parabéns

    ResponderEliminar
  24. Experimentei o bolo com pequenas variações para uma dieta sem glúten, saiu muito bem , obrigada por partilhar as receitas.

    ResponderEliminar